NOO

A loja sueca de móveis deve chegar ao país em breve



Tok&Stok, se prepara. A sueca Ikea, mega super ultra tridimensional loja de móveis e utensílios para casa, está para chegar no Brasil.

Ainda sem data confirmada para abertura de lojas físicas, a empresa está com um escritório em Curitiba com 20 funcionários em processo de pesquisa de mercado.

Talvez você não conheça a Ikea, mas garanto que todo estudante alemão saindo da casa dos pais, casal jovem americano meio duro ou famílias israelenses que crescem mais do que o orçamento são bem íntimos da loja. Estatísticas dizem que cerca de 10% dos europeus foram concebidos em uma cama Ikea. Na Suécia, apartamentos perto de uma Ikea são mais valorizados.

”Soluções acessíveis para uma vida melhor” é o que a Ikea promete com suas centenas de corredores e departamentos com sofás, criados-mudos, abridores de lata, máquinas de fazer café, sacos de lixo, velas aromáticas, chaise-longues, sombreros, bicamas, painéis de captação da luz solar – são mais de 14 mil produtos.

A Ikea é tão presente na vida das pessoas que já foi cenário em diversos filmes, como “500 Dias Com Ela” – quando Tom e Summer fingiam ter uma vida perfeita pelos ambientes montados na loja – e “Jogo de Amor em Las Vegas”, com Ashton Kutcher e Cameron Diaz.

Mas ainda não estamos certos do sucesso da Ikea no Brasil. Mundialmente, a cadeia segue políticas muito restritas em relação a entregas e disposição de produtos. Não há a opção de entregas em domicílio, nem de um funcionário especializado para montar seu armário de três portas. As embalagens da Ikea foram pensadas para que clientes carreguem sacolas pelos metrôs europeus, e montem sozinho seus mobiliários usando guias autoexplicativos.

Além disso, todos os produtos do catálogo têm nome em sueco – PUGG, ÅKERKULLA, RAMSÖ e POÄNG são palavras recorrentes no vocabulário dos Ikeans (frequentes compradores da cadeia). Para estudar antes da loja chegar por aqui, o site Ikea em Sueco pode ser bastante útil.

 

Enquanto a Ikea não chega, esperamos que Tok&Stok e Etna melhorem seus produtos e atendimento para manter a concorrência.

 


++ LIFESTYLE

INSPIRAÇÕES #NOOMAG